Como fazer o lacre de cera

Ricardo

Sinete para lacre de cera

lacredecera2A origem do lacre de cera vêm desde as primeiras civilizações e continua até hoje. Os primeiros selos eram confeccionados em barro e gravados por objetos cilindros ou anéis. Era composta por cera de abelha e resina. Passou por algumas mudanças até chegar atualmente no conhecido bastão de cera com pavio.

Na época medieval, era de uso exclusivo pelos monarcas, bispos e cortes reais para emissão de decretos oficiais e autenticação de documentos. Um período depois, passou a ficar mais popular e seria também usado por aristocrátas, fazendeiros, açougueiros. Usava-se para fechar contratos, por exemplo, no lugar de uma assinatura, havia o lacre com a logomarca ou símbolo daquele comércio para dar a legitimidade no acordo.

Embora era a maneira encontrada de enviar cartas, registros ou dar autenticidade e afins, hoje vêm sendo usado para convites de casamento, dando charme, requinte e um acabamento personalizado no acabamento simbolizando a união.



Como Fazer o lacre de cera

Primeiramente, tome muito cuidado, pois você está mexendo com fogo e papel.


Objetos necessários: Uma esponja úmida, vaselina, mini maçarico ou isqueiro,
ou se o bastão de cera tiver o pavio, não precisa.
Dica> Treine antes fazendo o contorno de seu sinete pingando a cera no local.

Derreta o bastão de cera segurando em um ângulo de 45 graus no local onde deseja  fazer o lacre e deixe pingar formando um círculo do tamanho do diâmetro de seu sinete. Antes de usar o sinete na cera, certifique-se que o mesmo esteja úmido e com vaselina, pois isto ajudará a não entupir as extremidades do sinete.

lacredeceraa

Se precisar, molde a cera derretida com o próprio bastão de cera. Isto vai depender se o bastão que está usando é com ou sem pavio.

lacredecerab

Pressione o sinete na cera e mantenha pressionado por alguns segundos (o Suficiente para endurecer).  Se você encontrar resistência ao puxar, deixe esfriar um pouco mais.

lacredecerac


Resultado final